5 Dicas para Economizar Energia com o Ar Condicionado

O ar condicionado pesou na sua conta de energia? Confira nesse artigo 5 dicas que podem ajudar e muito para que você não precise abrir mão do conforto oferecido pelo ar condicionado!

1. Mantenha o ar condicionado na temperatura adequada

Manter o aparelho de ar condicionado em uma temperatura adequada é uma das dicas mais importantes para quem pretende economizar na conta de energia.

Muitas pessoas possuem o hábito de ligar o ar condicionado em sua potência máxima, selecionando no controle o menor valor disponível para a temperatura ambiente, geralmente em torno de 16 a 17 graus celsius. No entanto, o que pouca gente sabe, é que essa não é uma atitude benéfica para a conta de luz.

Quando selecionamos uma temperatura muito baixa no controle do ar condicionado, o equipamento precisa fazer mais esforço para chegar a temperatura desejada. Logo, o compressor trabalha de forma contínua e em sua potência máxima, consumindo muita energia.

No entanto, manter a temperatura entre 22 e 24 graus celsius é o suficiente para garantir o conforto térmico do ambiente e ao mesmo tempo não consumir muita energia. Isso porque, em geral os aparelhos de ar condicionado conseguem atingir com facilidade essa temperatura média, diminuindo a atividade do compressor e consequentemente o valor da sua conta de luz.

2. Mantenha portas e janelas fechadas

Quando ligar o ar condicionado, lembre-se de manter as portas e janelas sempre fechadas. Assim, você não só garante economia na conta de luz, como também prolonga a vida útil do aparelho.

Quando ligamos o ar condicionado com portas ou janelas abertas, o ar condicionado não consegue refrigerar o ambiente de forma adequada e por isso, mantém o seu compressor trabalhando sem interrupções, o que além de prejudicial para a vida útil do aparelho é prejudicial para a conta de luz e para o seu bolso.

3. Faça a limpeza regular dos filtros

Você sabia que até mesmo a limpeza regular dos filtros pode contribuir para a economia de energia? Filtros sujos acabam retendo poeira, impedindo a circulação do ar e a refrigeração do ambiente de maneira eficiente.

Com dificuldade para fazer o ar circular, o ar condicionado acaba atuando praticamente sem interromper a atividade do seu compressor, o que contribui significativamente para o aumento no consumo de energia.

Vale destacar também, que além dos problemas com a conta de luz. A falta de limpeza e substituição regular dos filtros pode favorecer o surgimento de doenças respiratórias.

Sendo assim, não deixe de observar o manual do seu aparelho de ar condicionado e seguir as recomendações do fabricante quanto a limpeza e a substituição de filtros.

4. Utilize o ar condicionado inverter

Você sabia que o ar condicionado inverter, pode garantir cerca de 50% de economia, quando comparado com um modelo convencional?

O ar condicionado inverter possui uma tecnologia inovadora que evita picos de consumo de energia devido aos arranques constantes do compressor. Para isso, o ar condicionado inverter não desliga o compressor quando a temperatura ambiente desejada é atingida, religando o compressor logo em seguida por diversas vezes.

Ao invés de desligar e ligar o compressor de tempos em tempos, provocando picos no consumo de energia, o ar condicionado inverter, mantém o compressor em baixa rotação e assim consegue economizar cerca de 50% em energia, quando comparado a um modelo convencional.

5. Instale seu ar condicionado com profissionais capacitados

Por fim, para garantir a economia desejada na sua conta de energia, realize a instalação e as rotinas de manutenção do seu aparelho de ar condicionado com profissionais capacitados e que realmente entendem do assunto.

Ao contar com profissionais devidamente capacitados, você garante que as melhores práticas de instalação do seu equipamento e consequentemente otimiza o consumo de energia.

Precisando instalar ou realizar manutenções em seu ar condicionado? Entre em contato com a Art Cool Ar! Contamos com um time de profissionais treinados e devidamente capacitados para lhe atender.

Para saber mais, clique aqui e entre em contato conosco, agora mesmo!

Telefone: (11) 3942 – 1190

Celular:   (11) 94729 – 4719

E-mail:     artcoolar.com.br