7 dicas para manter a manutenção do ar condicionado em dia

Como manter a manutenção do ar condicionado em dia? Essa é uma dúvida muito comum dos consumidores e algo que realmente merece atenção especial.

Manter a manutenção dos aparelhos de ar-condicionado em dia não só ajuda a prolongar a vida útil dos equipamentos como contribui para a melhoria da sua eficiência e reduz o consumo de energia.

Sendo assim, para ajudar você a manter a manutenção do seu aparelho de ar-condicionado a Art Cool Ar separou 7 dicas importantes que você não pode perder!

1.Limpar e substituir periodicamente os filtros

Realizar a limpeza periódica e substituição dos filtros é o primeiro cuidado que precisamos adotar em relação aos aparelhos de ar-condicionado. Os filtros, possuem a função de reter o excesso de partículas e poeira presentes no ambiente, entregando assim um ar mais puro ao ambiente.

Portanto, com o passar do tempo esses filtros acabam ficando com muita poeira e resíduos acumulados e precisam ser removidos para limpeza e em alguns casos até mesmo substituídos.

Uma boa prática de conservação consiste na limpeza mensal dos filtros e substituição caso necessário.

2.Não deixar portas e janelas abertas com o ar ligado

O ar-condicionado é um equipamento projetado para manter o seu compressor acionado até que a temperatura do ambiente em questão atinja o valor mostrado no visor do controle.

Uma vez, atingida a temperatura desejada o equipamento entra em modo de economia, acionando o compressor somente quando a temperatura do ambiente volta a subir. No entanto, quando mantemos o ar-condicionado ligado com portas e janelas abertas, a temperatura do ambiente não chega ao valor informado pelo usuário, fazendo com que o ar-condicionado não desligue o seu compressor, o que acaba exigindo mais do equipamento e ao mesmo tempo consumindo mais energia.

Sendo assim, sempre que for utilizar um aparelho de ar-condicionado, certifique-se de manter o ambiente fechado.

3.Verificar se a rede elétrica é compatível com o aparelho de ar-condicionado

Observar as exigências do fabricante para instalação elétrica dos aparelhos de ar-condicionado também é algo muito importante para que o equipamento alcance o máximo de sua vida útil e eficiência.

Todo equipamento possui uma potência e tensão elétrica adequada, logo é necessário se certificar quanto ao adequado preparo da rede elétrica para o fornecimento da energia nos padrões necessários para o bom funcionamento do aparelho de ar-condicionado.

4.Higienizar as serpentinas periodicamente

Em um aparelho de ar-condicionado, as serpentinas são as grandes responsáveis pelo processo de climatização. Como um componente de grande importância para o funcionamento do ar-condicionado, elas também devem passar por limpezas periódicas, que visam evitar a formação de colônias de fungos, bactérias, ou qualquer outro tipo de contaminante.

Esse tipo de limpeza, costuma ser feito com jatos de água em baixa pressão ou ar comprimido, sendo mais indicada a sua realização por profissionais experientes para que não exista o risco de danificar o aparelho.

5.Verificar periodicamente as conexões do aparelho

Outra dica muito importante quando o assunto é a manutenção de aparelhos de ar-condicionado diz respeito à verificação das suas conexões periodicamente.

Verificar as conexões periodicamente em busca de possíveis folgas evita o aparecimento de vazamentos incômodos e a consequente redução da eficiência do equipamento.

6.Proteger o aparelho contra a ação climática

Muita gente não sabe, mas apesar de funcionar perfeitamente sob a ação do sol e da chuva, preferencialmente deve-se abrigar as unidades externas dos aparelhos de ar-condicionado contra o sol e a chuva.

A prevenção contra a ação do tempo, é um fator importante para maximizar a vida útil do equipamento, evitando por exemplo, o aparecimento da corrosão que em virtude das chuvas aparecem com o tempo ou um esforço maior da condensadora (parte externa do ar-condicionado) para manter a temperatura ambiente em dias de sol forte.

Sendo assim, sempre que possível instale a unidade externa do ar-condicionado em local abrigado da chuva e do sol.

7.Contar com profissionais capacitados para realizar a manutenção do ar-condicionado

Por fim, chegamos a uma das dicas mais importantes deste conteúdo!

Como não poderia ser diferente, contar com profissionais qualificados é o melhor a se fazer quando o assunto é a manutenção de aparelhos de ar-condicionado.

Profissionais capacitados e especialistas no assunto estão prontos para realizar todas as verificações importantes buscando garantir o máximo da vida útil e eficiência dos equipamentos.

Por isso, conte sempre com os profissionais e serviços oferecidos pela Art Cool Ar.

Precisa realização a manutenção ou instalação de equipamentos de ar-condicionado? Então clique aqui e entre em contato conosco agora mesmo!