Categories AC Repair|ArtCool Ar

5 dicas para manutenção preventiva do ar condicionado

manutenção de ar condicionado

Procurando dicas para manutenção preventiva do ar condicionado? Se a sua resposta foi “Sim”, você chegou ao lugar certo!

Neste conteúdo, a Art Cool Ar separou 5 dicas importantes para garantir a vida útil do seu ar condicionado, evitando falhas inesperadas e um consumo elevado de energia.

Para saber mais, continue conosco, acompanhe este conteúdo até o final e confira as dicas que separamos para você!

1.Mantenha a unidade externa limpa

A unidade externa está continuamente exposta ao clima e a outros fatores ambientais, como sujeira e detritos.

Além disso, o crescimento e a vegetação podem cobrir a unidade externa ao longo do tempo e impedir que o ar de exaustão seja ejetado de forma eficaz. Os galhos e folhas podem até entrar na unidade externa e interferir no bom funcionamento do ventilador.

Sendo assim, faz sentido monitorar a área ao redor da unidade externa e observar quaisquer arbustos que precisam ser aparados. Este é um trabalho que não ocupa muito tempo, mas que pode garantir uma economia significativa mais tarde.

2. Verifique o filtro

Uma das razões mais aparentes para o reparo do ar condicionado é um filtro de ar sujo.

A troca do filtro é uma das maneiras mais simples de fazer a manutenção para melhorar a eficiência do ar condicionado, reduzir os custos de energia e diminuir a probabilidade do equipamento precisar de reparos.

Verifique seu filtro mensalmente para garantir que não esteja sujo ou entupido. Caso esteja, é uma boa ideia realizar uma limpeza, retirando a sujeira acumulada.

Quanto à troca do filtro, cerca de uma vez a cada três meses deve ser suficiente. Se parecer mais sujo do que o normal, entre em contato conosco e substitua-o imediatamente.

3.Solicite visitas técnicas regulares

Visitas regulares de técnicos especializados na manutenção de equipamentos de ar condicionado, podem garantir que o equipamento funcione da forma ideal.

Em uma visita, o técnico pode executar diversos serviços preventivos, incluindo:

  • Limpeza das bobinas;
  • Verificação e substituição de filtros;
  • Limpeza de linhas de drenagem;
  • Verificação do nível de refrigerante;
  • Verificação de vazamentos.

A manutenção preventiva e periódica do aparelho de ar condicionado ajuda a manter os componentes limpos e inspecionados, contribuindo para garantir um bom funcionamento e evitar contas de energia caras ou despesas não previstas com reparos inesperados.

4.Verifique a instalação elétrica

Para garantir a segurança de todos e evitar acidentes envolvendo curtos e até mesmo incêndios, é muito importante que uma revisão da instalação elétrica que alimenta o ar condicionado seja realizada anualmente.

Durante esse tipo de revisão, um técnico especializado observará a condição dos cabos e possíveis aquecimentos, além dos dispositivos de segurança, como disjuntores e relés.

Vale destacar que manter a rede elétrica em dia, não só evitará acidentes, como também contribuirá de forma direta para a economia de energia.

5.Faça a higienização periódica do equipamento

Ao contrário do que muitos pensam, para garantir a qualidade do ar e o bom funcionamento do aparelho de ar condicionado, não basta a limpeza periódica ou substituição dos filtros, é preciso ir além.

Também é muito importante manter a limpeza das serpentinas e do interior do equipamento, evitando assim, o desenvolvimento de fungos, bactérias e mofos prejudiciais ao funcionamento do aparelho e também à nossa saúde.

Normalmente, a limpeza é realizada por profissionais especializados, a partir de jatos de água com baixa pressão.

Conheça a Art Cool Ar

Manutenção preventiva de ar condicionado é com a Art Cool Ar.

Empresa que está no mercado desde 2007 e trabalha empenhada em oferecer serviços de alta qualidade para residências e os mais variados tipos de estabelecimento, incluindo empresas em geral, escritórios, CPDs, grandes lojas, escolas e fábricas.

Contamos com uma equipe extremamente capacitada para oferecer serviços de alta qualidade e garantir a comodidade aos nossos clientes.

 Endereço: Av. Paula Ferreira, 1368 – Vila Pirituba, São Paulo – SP, 02916-000, Brasil

Telefone: (11) 3942-1190

WhatsApp: (11) 93942-1190

E-mail: contato@artcoolar.com.br

Categories AC Repair

Ar condicionado fazendo barulho: veja como resolver

ar condicionado

Se o seu aparelho de ar condicionado está fazendo barulho, isso não é um bom sinal.

Quando o equipamento emite sons  que você está acostumado a ouvir, isso pode indicar que é hora de realizar algum tipo de manutenção.

Na sequência deste conteúdo, a Art Cool Ar apresenta uma relação com as principais causas de barulhos provenientes do aparelho de ar condicionado.

Para saber mais sobre o assunto e entender o que pode está acontecendo com o que equipamento, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

Barulho no ar condicionado: Veja o que pode ser

Confira as principais causas relacionadas a um ar condicionado fazendo barulho e descubra como resolver o problema.

1.Fixação externa: Um ruído da unidade externa geralmente é causado por peças soltas que acabam balançando quando o compressor entra em funcionamento.

2.Problemas no Termostato: Se você já ouviu um ruído de clique rápido do seu termostato quando o ar condicionado liga e desliga pela primeira vez, saiba que esse som é normal.

No entanto, quando um ruído de clique se repete ao longo de um ciclo de resfriamento, estamos diante de um sinal de problema, e, portanto, talvez, seja hora de trocar o termostato do seu aparelho de ar-condicionado.

3.Ventilador do condensador com defeito: se o motor do ventilador externo estiver com defeito, ele poderá produzir um zumbido enquanto estiver em funcionamento.

O zumbido também pode ser causado por um problema elétrico que afeta o motor do ventilador ou por detritos dentro da unidade que estão interferindo no seu funcionamento.

4.Compressor defeituoso: Um problema elétrico com o compressor, como um interruptor de relé que fornece amperagem incorreta ao compressor, também pode produzir certos ruídos.

5.Problemas de fixação: O compressor é instalado em pés de isolamento de borracha, que podem afrouxar ou sofrer danos ao longo do tempo. Eles podem produzir um zumbido enquanto o compressor funciona.

6.Vazamento de fluido refrigerante: Se você tiver um ar condicionado fazendo barulho de assobio, isso normalmente é produzido por um vazamento de refrigerante em algum lugar dentro do sistema, seja nas linhas de cobre ou de um componente defeituoso, como uma válvula de expansão.

7.Acúmulo de detritos e sujeira: Por fim, temos também os sons que são solucionados após uma simples limpeza do aparelho de ar condicionado.

Frequentemente ignorado, o acúmulo de sujeira no interior e nos filtros do ar condicionado, pode interferir na qualidade do ar, causar problemas de saúde e até mesmo ruídos indesejados.

Ar condicionado fazendo barulho: o que fazer?

Se o seu ar condicionado não funciona como deveria e está fazendo algum tipo de barulho, conheça os serviços da Art Cool Ar.

Desde 2007 no mercado, a  Art Cool Ar trabalha empenhada em oferecer serviços de alta qualidade para residências e os mais variados tipos de estabelecimentos, incluindo empresas em geral, escritórios, CPDs, grandes lojas, escolas e fábricas.

Contamos com uma equipe extremamente capacitada e preparada para atender suas necessidades em instalação e reparo de equipamentos e sistemas de ar condicionado.

Entre em contato conosco, solicite um orçamento sem compromisso, garanta a eficiência do seu equipamento e fique livre de incômodos.

 Endereço: Av. Paula Ferreira, 1368 – Vila Pirituba, São Paulo – SP, 02916-000, Brasil

Telefone: (11) 3942-1190

WhatsApp: (11) 94729-4719

E-mail: contato@artcoolar.com.br

Categories ArtCool Ar

4 problemas que podem afetar o desempenho do seu ar condicionado

Manutenção e higienização

Você sabia que existem alguns problemas que podem afetar o desempenho do seu ar condicionado, em função da falta de manutenção periódica?

Manter as rotinas de manutenção em dia e o ar condicionado em perfeito funcionamento, é essencial para economizar energia, garantir a correta climatização dos ambientes e prolongar a vida útil do equipamento.

Sabendo disso, a Art Cool Ar vai apresentar neste conteúdo 4 problemas que podem afetar um ar condicionado e o que é necessário para resolvê-los.

1.Resíduos e impurezas nos filtros

Um dos problemas mais comuns que podem afetar o desempenho do seu ar condicionado, devido à falta de manutenção periódica, é o acúmulo de sujeira e impureza nos filtros.

Quando os filtros não são limpos regularmente, eles acumulam sujeiras e partículas que afetam a qualidade do ar, pode causar doenças e, além disso, comprometem a capacidade de refrigeração do equipamento.

2.Vazamento de água

Aqui na Art Cool Ar, recebemos muitos chamados de pessoas relatando vazamentos na parte interna do ar condicionado.

Além de comprometer o funcionamento e a vida útil do aparelho, esse tipo de vazamento pode gerar estragos na pintura e nos revestimentos em gesso e massa corrida das paredes.

O que nem todos sabem, é que normalmente, esse tipo de vazamento costuma ser ocasionado por impurezas e obstruções no dreno, que evitam a passagem da água.

3.Ar condicionado não gela

Existem diversas causas que podem ser associadas a um aparelho de ar condicionado que não gela, desde instalação inadequada do equipamento, a vazamentos e falta de gás refrigerante em quantidade adequada.

A boa notícia, é que a visita de um técnico especializado pode garantir uma rápida solução para esse tipo de problema, fazendo com que o aparelho volte a refrigerar o ambiente corretamente.

4.Mau cheiro no ar condicionado

Por fim, outro tipo de problema relativamente comum que pode afetar o desempenho do seu ar condicionado, é o mau cheiro.

Esse tipo de problema está diretamente relacionado à ausência de rotinas de limpeza interna e principalmente de limpeza dos filtros do equipamento.

Vale destacar que além de causar incômodo, esse mau cheiro pode indicar a presença de bactérias e vírus que colocam em risco a nossa saúde.

Como resolver problemas que afetam o desempenho do ar condicionado?

Seja lá, qual for o motivo, a melhor forma de resolver problemas que podem afetar o desempenho do ar condicionado, é a contratação de uma assistência técnica especializada.

Desde 2007 no mercado, a Artcool ar trabalha empenhada em oferecer serviços de alta qualidade em manutenção de equipamentos e sistemas de ar condicionado.

Contamos com uma equipe extremamente capacitada e preparada, buscando oferecer maior comodidade aos nossos clientes e garantir a excelência dos nossos serviços.

Confira os benefícios de contar com os nossos serviços:

  • Maior eficiência energética dos equipamentos de ar condicionado;
  • Redução dos custos com energia elétrica;
  • Maximização da vida útil dos equipamentos e sistemas de ar condicionado;
  • Limpeza efetiva e periódica dos filtros, evitando o acúmulo de fungos e bactérias;
  • Melhoria da qualidade do ar;
  • Redução das despesas com a substituição de peças;
  • Redução no custo final de utilização e manutenção;
  • Utilização de mão de obra técnica especializada;
  • Prevenção contra paradas não previstas e funcionamento inadequado do sistema de climatização;
  • Atendimento rápido em razão da ocorrência de falhas no sistema de ar condicionado;
  • Dentre outros benefícios.

Para saber mais sobre os nossos serviços e solicitar um orçamento sem compromisso, entre em contato conosco!

Endereço: Av. Paula Ferreira, 1368 – Vila Pirituba, São Paulo – SP, 02916-000, Brasil

Telefone: (11) 3942-1190

WhatsApp: (11) 3942-1190

E-mail: contato@artcoolar.com.br

Categories AC Repair|Components|Higienização

Ar condicionado pingando água: Veja o que fazer

Manutenção e higienização

Só quem já passou pelo problema sabe o quanto um ar condicionado pingando água pode incomodar.

Pensando nisso, a Art Cool Ar resolveu listar as principais causas de vazamentos em sistemas de ar condicionado e apresentar suas respectivas soluções.

Seu ar condicionado está pingando água e você não sabe o que fazer para solucionar o problema? Continue conosco e elimine de uma vez por todo esse incômodo.

O que pode fazer um ar condicionado pingar?

Na maioria dos casos, os aparelhos de ar condicionado começam a pingar em função da falta de rotinas de manutenção preventiva, como a limpeza periódica de filtros.

No entanto, mesmo que de forma menos frequente, também existem situações onde fica comprovado que os vazamentos possuem relação com falhas no processo de instalação dos equipamentos.

Na sequência, você confere as três principais causas que podem fazer um ar condicionado pingar e como solucionar o problema.

1.Serpentinas sujas

Quando as rotinas de manutenção do ar condicionado são negligenciadas, uma camada de poeira pode acumular nas bobinas.

Por sua vez, essa camada de poeira pode interromper o fluxo da água que deveria atravessar as bobinas e serpentinas, fazendo com que a mesma não siga o seu caminho normal e retorne, começando a pingar em seguida.

Se essa for a causa do vazamento de água do seu ar condicionado, considere-se uma pessoa com sorte, pois uma limpeza completa realizada por nossa equipe técnica resolverá o seu problema.

Agora, se uma providência não for tomada de forma imediata e o problema se agravar, a sujeira na bobina pode acumular ao ponto de causar corrosão.

Com a corrosão, seu ar condicionado perderá o fluido refrigerante, sendo necessário substituir a bobina para solucionar o problema.

2.Linha de drenagem desconectada

Em alguns casos, o vazamento de água pode estar relacionado a práticas de instalação inadequadas.

Se a linha que drena a condensação do seu ar condicionado não estiver conectada corretamente, você enfrentará problemas com o vazamento de água e suas consequências, como danos à pintura da sua parede.

Para corrigir e evitar problemas semelhantes a esse, certifique-se de contar com o apoio de profissionais experientes para execução dos serviços de instalação e manutenção em sistemas de ar condicionado.

3.Linha de drenagem entupida

Por fim, o seu ar condicionado pode estar pingando água em função de uma obstrução na linha de drenagem, normalmente relacionada a falta de rotinas de manutenção e limpeza do equipamento.

A condensação coletada pelo ar condicionado carrega a poeira e os detritos para a linha de drenagem, o que, eventualmente, pode fazer a mesma entupir, gerando o vazamento.

Felizmente, em casos como esse, o sistema só precisa de uma boa limpeza para voltar a funcionar e operar normalmente.

Contrate os serviços de manutenção em ar condicionado da Art Cool Ar

Desde 2007 no mercado, a Art Cool Ar trabalha empenhada em oferecer serviços de alta qualidade para residências e os mais variados tipos de estabelecimentos, incluindo empresas em geral, escritórios, CPDs, grandes lojas, escolas e fábricas.

Contamos com uma equipe extremamente capacitada e preparada para atender às necessidades específicas da sua empresa, buscando oferecer maior comodidade aos nossos clientes e garantir a excelência dos nossos serviços.

Para saber mais sobre os nossos serviços de manutenção de ar condicionado, entre em contato conosco!

Esperamos que a sua empresa encontre na Art Cool um grande parceiro.

 Endereço: Av. Paula Ferreira, 1368 – Vila Pirituba, São Paulo – SP, 02916-000, Brasil

Telefone: (11) 3942-1190

WhatsApp: (11) 94729-4719

E-mail: contato@artcoolar.com.br

Categories ArtCool Ar

Qual a diferença do ar condicionado split e multi split?

Controle remoto

Se você está pesquisando e pensando em comprar um aparelho de ar-condicionado, certamente já ouviu falar sobre os modelos split e multi split.

Os equipamentos de ar condicionado podem ser encontrados em uma ampla variedade de modelos, e por isso, é comum que os consumidores tenham dúvidas na hora de escolher o equipamento ideal para suas necessidades.

Dentre os tipos de aparelho de ar condicionado disponíveis no mercado, podemos destacar:

● Ar Condicionado Janela
● Ar Condicionado Split
● Split Inverter
● Split Hi-Wall
● Multi Split
● Split Piso-Teto
● Split Cassete 4 Vias
● Split Cassete 1 Via
● Split Dutado
● Ar Condicionado Portátil

Neste artigo, falaremos sobre os modelos split e multi split, detalhando suas principais diferenças, a fim de auxiliar o seu processo de escolha.
O que é ar condicionado split?
O ar condicionado split é o modelo mais utilizado atualmente, tanto nas empresas, como também nas residências.

Esse modelo é composto por duas partes, uma interna (evaporadora) e uma externa (condensadora), que são unidas por tubulações de cobre, por onde passam o gás refrigerante e o dreno para escoamento da água.

O equipamento é silencioso e a sua instalação de baixo custo, sendo realizada de forma ágil, por profissionais especializados.
O que é ar condicionado multi split?
Diferentemente do split convencional que possui 1 unidade externa e 1 unidade interna, o ar condicionado multi split foi desenvolvido para atender mais de um ambiente simultaneamente.

Com um ar condicionado multi split, você pode conectar até cinco evaporadoras (unidade interna) em uma única condensadora (unidade externa).

No entanto, ainda que tenhamos apenas uma condensadora, o controle de temperatura ocorre de forma individual, permitindo a climatização de cada cômodo com base nas preferências de temperatura dos seus usuários.

O ar condicionado multi split foi desenvolvido para substituir dutos complexos para espaços de médio porte, como apartamentos e escritórios, devido à sua simplicidade e custo-benefício.

Como o multi split possui apenas uma unidade externa, embora seja maior, o espaço utilizado ainda é muito menor do que 3 peças da unidade externa de um split convencional.
Principais benefícios do ar condicionado multi split
Agora que você já conhece as diferenças entre os modelos split e multi split, vamos conferir os principais benefícios que um ar condicionado multi split pode oferecer.

Baixo ruído: O ar condicionado do tipo split é conhecido por trabalhar de forma silenciosa, uma vez que a condensadora fica localizada do lado de fora da empresa ou residência.

Economia de energia: Os equipamentos do tipo multi split são conhecidos por contribuir para economia de energia, uma vez que permite a instalação de até 5 unidades internas para uma mesma unidade externa.

Menor consumo de espaço: Por utilizar apenas uma condensadora para atender múltiplos ambientes, o ar condicionado multi split acaba sendo a solução perfeita para locais com espaço reduzido.

Design: Os sistemas de ar condicionado do tipo split contam com excelente design e combinam com qualquer tipo de ambiente.

Adquira e instale o seu equipamento de ar condicionado com a Art Cool Ar.

Telefones:
(11) 3942-1190
(11) 94729-4719

E-mail:
contato@artcoolar.com.br

1 2 3 7