Quando deve ser feita a limpeza do ar condicionado?

Você realiza a limpeza dos aparelhos de ar condicionado da sua casa ou empresa com qual frequência? Nesse artigo, a Art Cool Ar explica em detalhes como funciona e quando deve ser realizada a limpeza do ar condicionado. O assunto, costuma gerar muitas dúvidas entre os consumidores residenciais e também empresariais, vamos conferir?

Por que é importante fazer a limpeza do ar condicionado periodicamente?

A tarefa de manutenção mais importante e que garantirá a eficiência de seu aparelho de ar condicionado é a substituição ou limpeza rotineira dos seus filtros. Filtros sujos e entupidos bloqueiam o fluxo de ar e reduzem significativamente a eficiência do sistema.

Com o fluxo de ar normal obstruído, o ar que atravessa o filtro pode levar sujeira diretamente para o evaporador, prejudicando a capacidade de absorção de calor e além disso para o aparecimento de problemas respiratórios e alergias. Substituir um filtro sujo e entupido por um limpo pode diminuir o consumo de energia do ar condicionado em mais de 15%.

Alguns tipos de filtros são reutilizáveis; outros devem ser substituídos. Eles estão disponíveis em uma variedade de tipos. Limpe ou substitua os filtros do sistema de ar condicionado regularmente.

Vale destacar, que os filtros podem precisar de maior atenção e frequência de limpeza ou substituição se o ar condicionado estiver em uso constante, ou estiver sujeito a ambientes com grande concentração de poeira.

Além disso, é importante destacar que a limpeza periódica dos aparelhos de ar condicionado e a substituição dos filtros elimina focos de proliferação de vírus fungos e bactérias, tornando o ar mais limpo e agradável para os nossos pulmões.

Conte com profissionais para uma limpeza eficiente do seu ar condicionado

Você pode ter o seu ar condicionado limpo por um profissional. Um serviço de limpeza profissional deve incluir não somente a limpeza e substituição de filtros, mas também de outros componentes como bobinas e aletas.

Se você mora em um ambiente muito empoeirado ou úmido e usa o ar condicionado com frequência, pode se surpreender com a quantidade de poeira e mofo que pode se acumular dentro do ar condicionado.

Esse acúmulo, certamente contribui para a perda de desempenho do equipamento, mal odor e vazamento de água se o tubo de drenagem da unidade interna for bloqueado por sujeira. A limpeza regular dos filtros e demais componentes executada por profissionais capacitados pode evitar todos esses problemas.

Além dos serviços de limpeza, como um profissional pode contribuir para o correto funcionamento do ar condicionado?

Um técnico bem treinado encontrará e resolverá problemas em seu sistema de ar condicionado muitas vezes antes mesmo que eles se tornem perceptíveis aos usuários.

Em uma visita profissional, o técnico verifica dentre outros os seguintes aspectos:

  • Verifica a quantidade correta de refrigerante;
  • Realiza testes para identificar e corrigir possíveis vazamentos do fluído refrigerante;
  • Realiza a medição do fluxo de ar e da correta eficiência do equipamento de ar condicionado;
  • Verifica os controles elétricos e certifica-se quanto ao funcionamento dos sistemas de aquecimento refrigeração;
  • Inspeciona os terminais elétricos, limpa e aperta as conexões, se necessário;
  • Lubrifica os motores e verifica correias quanto ao aperto e desgaste;
  • Verifique a precisão do termostato;
  • Executa as rotinas de limpeza dos filtros e demais componentes.
Conte com a Art Cool Ar e mantenha o sistema de refrigeração da sua empresa sempre em dia

A Art Cool Ar está pronta para oferecer serviços de PMOC – Plano de Manutenção Operação e Controle, exigidos por meio da Portaria 3.523 de 28 agosto de 1998 que tem como objetivo garantir a qualidade do ar no ambiente e preservar a saúde das pessoas que ali frequentam, válido para proprietários ou locatários, de ambientes climatizados com capacidade acima de 60.000 BTU/h.

Vale destacar, que o não cumprimento das diretrizes previstas na legislação citada anteriormente, pode acarretar em multa de até R$ 1,5 milhão.

Com um contrato de manutenção preventiva periódica, a Art Cool Ar proporciona ao cliente uma série de benefícios que vão além de uma simples higienização, confira:

  • Aumento de vida útil do sistema;
  • Prevenção contra possíveis danos precoces;
  • Atendimento emergencial prioritário;
  • Manutenção corretiva sem custo de Mão de Obra;
  • Regularidade com a Legislação;
  • Entre outros benefícios

Para saber mais, conhecer todos os nossos serviços e realizar uma cotação sem compromisso, entre em contato conosco agora mesmo!

Artcool Ar

Av Paula Ferreira, 1368 – Cep 02916-000 – Pirituba – São Paulo – SP

Telefones:

(11) 3942-1190

(11) 94729-4719

E-mail: contato@artcoolar.com.br