Você conhece todas as funções do controle do ar-condicionado?

Você conhece todas as funções disponíveis no controle do seu aparelho de ar-condicionado?

Muita gente acaba se perdendo em meio aos diversos botões e funcionalidades presentes no controle de um equipamento de ar-condicionado. Sendo assim, por muitas vezes os usuários se queixam de não conseguir obter o máximo desempenho do seu equipamento.

Para ajudar você no desafio de conhecer e compreender melhor as funções do seu aparelho de ar-condicionado, a Art Cool Ar preparou esse artigo. Um verdadeiro tutorial, onde vamos explicar em detalhes todas as teclas do controle do seu ar-condicionado, desde as funcionalidades mais básicas até as mais avançadas. Não deixe de conferir!

Observação: Vale destacar, que entre uma marca e outra podem ocorrer pequenas alterações nas nomenclaturas e disposição dos botões no controle. No entanto, mesmo com algumas  diferenças, seguindo esse artigo certamente tudo ficará mais fácil. Confira!

Principais funcionalidades do Controle de Ar-Condicionado

On: Tecla utilizada para acionar o ar-condicionado o colocando em funcionamento.

Off: Tecla utilizada para desligar o ar-condicionado.

Mode / Modo: Tecla utilizada para trocar o modo de operação do aparelho de ar-condicionado. Os equipamentos mais modernos contam com diferentes formas de trabalho. Confira abaixo, quais são elas:

  • Modo refrigeração / cool;
  • Modo aquecimento – (disponível apenas nos modelos quente / frio);
  • Modo Auto – (disponível apenas nos modelos quente / frio);
  • Modo desumidificação;
  • Modo ventilação;

Você pode acessar todos os módulos pela tecla mode / modo, bastando que para isso pressione o botão e acompanhe a alteração dos modos de funcionamento no indicador disponível no visor do controle.

A respeito do modo de operação do ar-condicionado, é importante destacar que para a efetiva refrigeração do ambiente deve-se manter o mesmo no modo “refrigeração” Sendo assim, caso perceba que o seu equipamento não está refrigerando adequadamente o ambiente, certifique-se quanto a escolha do modo de operação correto.

Aumentar e diminuir a temperatura: Aumentar ou diminuir a temperatura não costuma causar grandes dificuldades ao se operar um aparelho de ar-condicionado, as funções são representados por uma seta para baixo (diminuir) ou uma seta para cima (aumentar). Em alguns modelos os fabricantes optam por utilizar simplesmente os símbolos “+” e “-“.

Função desumidificação: Geralmente representada pelo desenho de uma ou mais gotas, esse recurso deve ser acionado quando se tem por objetivo retirar a umidade do ambiente. Vale destacar que também é possível acessar a funcionalidade pela tecla modo.

Swing: Utilize a tecla swing para direcionar o fluxo de ar e as paletas do seu aparelho de ar-condicionado. A depender do modelo do seu aparelho, é possível deixar as palhetas fixas em uma única posição ou até mesmo em movimento constante.

Fan: Tecla utilizada para acionar diretamente o modo de ventilação do ar-condicionado.

Funções extras do controle remoto de um ar-condicionado

No tópico anterior conhecemos todas as funções básicas de um controle remoto para equipamentos de ar-condicionado. No entanto, além das funcionalidades básicas, alguns modelos podem contar com recursos extras.

Cada vez mais os fabricantes apostam em recursos e funcionalidades novas, visando obter destaque no mercado, diferenciando-se da concorrência. Vejamos agoras as funções extras mais encontradas no mercado.

Clock Adjust: Alguns controles para aparelhos de ar-condicionado contam com um pequeno relógio digital no visor, relógio esse que pode ter a sua hora ajustada por meio da tecla Clock Adjust.

Silencioso: Para aqueles que precisam de absoluto silêncio para dormir ou executar as suas atividades e se incomodam com os ruídos gerados por alguns modelos de ar-condicionado, a função silencioso, quando disponível, é uma boa opção.

O modo silencioso diminui o fluxo de ar na unidade interna do equipamento e consequentemente os possíveis ruídos. No entanto, é importante destacar, que quando ativada essa função reduz o desempenho do equipamento quanto a refrigeração do ambiente.

Turbo: Responsável por aumentar o consumo de energia, essa função deve ser utilizada apenas nos casos em que se pretenda refrigerar um ambiente rapidamente. Quando acionada a tecla turbo, o aparelho de ar-condicionado irá operar em sua potência máxima, até que se atinja a temperatura desejada no ambiente.

Sleep: No verão é comum que algumas pessoas sintam dificuldade para dormir devido às altas temperaturas e por isso acabam utilizando mais o aparelho, o que inevitavelmente aumenta o consumo de energia. Pensando nisso, alguns fabricantes desenvolveram a função Sleep que permite programar o equipamento para desligar após certo período, ou ajustar automaticamente a temperatura do ambiente de acordo com cada fase do sono.

Auto Limpeza: Quando disponível a funcionalidade auto limpeza ajuda a manter o aparelho limpo por mais tempo ao evitar acúmulo interno de umidade. Ela entra em execução imediatamente após o desligamento do aparelho, o secando internamente e evitando o acúmulo de fungos.

Esperamos que nossas dicas possam ajudar você a tirar o máximo proveito do seu aparelho de ar-condicionado.

Precisando de serviços de instalação ou manutenção em aparelhos de ar-condicionado? Entre em contato conosco!

Estamos localizados na Av Paula Ferreira, 1368 – Cep 02916-000 – Pirituba – São Paulo – SP

Telefones:

  • (11) 3942-1190
  • (11) 94729-4719