Quais são os modelos de ar condicionado mais silenciosos?

Um aparelho de ar-condicionado barulhento pode atrapalhar bastante e causar até mesmo certo desconforto aos seus usuários, diminuindo a qualidade do sono ou tirando a concentração no ambiente de trabalho, não é mesmo?

Desenvolvido com a função de refrigerar e oferecer maior conforto térmico aos ambientes, os primeiros equipamentos de ar condicionado acabavam em contrapartida contribuindo negativamente para o conforto acústico do ambiente, devido aos ruídos emitidos pelo funcionamento do seu compressor.

Buscando alternativas para oferecer maior conforto e comodidade aos consumidores, as fabricantes de aparelhos de ar condicionado começaram uma incansável busca por novas tecnologias e alternativas para a redução dos ruídos gerados pelos seus modelos de ar condicionado. O objetivo agora, era oferecer conforto térmico sem gerar ruídos nos ambientes.

Felizmente, as reclamações dos consumidores foram atendidas e hoje as fabricantes já oferecem no mercado diversos modelos extremamente silenciosos. Vamos conferir quais modelos são esses?

Modelos mais silenciosos de ar condicionado

Dos modelos atualmente disponíveis no mercado, o que leva maior vantagem no quesito silêncio é sem dúvidas o ar condicionado split inverter, seguido pelo seu modelo convencional.

O ar condicionado split é aquele que possui duas unidades de trabalho, uma interna e outra externa, onde fica localizado o seu compressor. Essa simples divisão favorece a redução dos ruídos no ambiente interno por si só. No entanto, o modelo inverter é capaz de oferecer níveis ainda menores de ruído, em razão da sua forma de trabalho.

Desenvolvido originalmente para oferecer maior eficiência energética e economia na conta de luz, o ar condicionado inverter acaba também levando vantagem quando o assunto é a redução de ruídos.

Diferentemente dos demais modelos disponíveis no mercado, o inverter não aciona e desliga o seu compressor em determinados intervalos de tempo. Assim, é possível manter a temperatura do ambiente estável durante todo o uso, evitar picos de consumo de energia e também o excesso de ruídos, uma vez que o seu compressor consegue trabalhar de forma constante e em menor rotação.

Como verificar se determinado modelo de ar condicionado é silencioso?

De acordo com estudo da OMS – Organização Mundial da Saúde, o volume de 50dB é o máximo que nossos ouvidos suportam sem nos gerar qualquer tipo de incômodo.

A sigla dB, se refere ao famoso decibel, unidade de medida utilizada para auferir a intensidade do som. Em síntese, quanto maior o nível de decibéis, maior será o incômodo gerado ao nosso sistema auditivo.

Sendo assim, antes de escolher o seu aparelho de ar condicionado, verifique nas informações do fabricante o nível de ruído gerado e tenha preferência por aqueles cujo nível de ruído esteja abaixo de 50 dB em sua unidade interna e não muito acima desse valor em relação a unidade externa.

Seguindo as nossas dicas, certamente você garantirá um equipamento de ar condicionado que ofereça, não somente o conforto térmico, mas também o silêncio que você precisa.

Para saber mais sobre o assunto, retirar suas dúvidas e solicitar a instalação do seu aparelho de ar condicionado. Entre em contato conosco!

Telefone: (11) 3942 – 1190

Celular:   (11) 94729 – 4719

E-mail:   contato@artcoolar.com.vê