Quantos BTUs precisa ter o aparelho de ar condicionado?

Uma das dúvidas mais comuns das pessoas na hora de escolher um modelo de ar-condicionado diz respeito aos BTUs. Afinal, como calcular o número ideal de BTUs para cada ambiente?

Se você também está com essa dúvida, você chegou ao lugar certo. Nesse artigo, a Art Cool Ar vai explicar em detalhes, o que é BTUs e como definir o seu número ideal de acordo com as necessidades e o tamanho de cada ambiente.

O que é BTU?

Antes de calcular quantos BTUs, um aparelho de ar-condicionado precisa ter, é muito importante conhecer o que essa sigla significa.

A sigla BTU tem origem no inglês e significa British Thermal Unit ou Unidade Térmica Britânica, que nada mais é do que uma medida utilizada para determinar a potência de refrigeração dos aparelhos de ar-condicionado.

Ao conhecer a potência ideal de um aparelho de ar-condicionado, você garante que aparelho refrigere por completo o ambiente e ao mesmo tempo evitar um consumo excessivo de energia devido a instalação de um equipamento superdimensionado para o ambiente em questão.

Dimensionando o aparelho de ar-condicionado: Como calcular o número de BTUs?

Para calcular o número de BTUs e escolher o aparelho de ar-condicionado ideal, a primeira coisa a se verificar são as dimensões do ambiente em que ele será instalado. Isso porque, em geral se utiliza a área de cada ambiente para definir a potência ideal de instalação do ar-condicionado.

Como base, você pode considerar em média 600 BTUs para ambientes que não sofrem com a incidência direta do sol e 800 BTUs para ambientes onde há a incidência direta da luz solar.

Além da incidência solar e da área do ambiente, também deve-se levar em conta o número de pessoas que estarão frequentemente no ambiente. Em geral, adiciona-se 600 BTUs (sem incidência do sol) a 800 BTUs (com incidência do sol) para cada pessoa adicional no ambiente, ou seja, excluindo-se a primeira do cálculo.

Para facilitar o seu entendimento, vamos a um exemplo, considerando um ambiente com 20m² onde convivem na maior parte do tempo 2 pessoas, sem incidência direta do sol, veja como fica o cálculo:

BTUs = (20 x 600) + 600 = 12.600 BTUs

Onde:

Área em m²: 20;

Fator que quantifica a incidência direta da luz solar: 600, ou seja, sem incidência direta;

Número de pessoas acima de 1 no ambiente = 1 ou seja, 600 BTUs adicionais.

Tabela para definição direta do número de BTUs em residências

Se você considerou o cálculo do tópico anterior um pouco quanto complexo e prefere algo mais direto, preparamos abaixo uma relação com o número aproximado de BTUs, por área.

Vale destacar, que para elaborar a tabela, utilizamos como referência ambientes sem incidência direta do sol e onde convivem duas pessoas, como um quarto de casal no período da noite, por exemplo.

Sendo assim, se o ambiente de instalação do seu ar-condicionado possui um número maior de pessoas ou sofre a incidência direta do sol, considere instalar um equipamento um pouco mais potente.

Veja a relação abaixo:

  • 9 m² 500 BTUs
  • 12 m² 500 BTUs
  • 15 m² 000 BTUs
  • 20 m² 000 BTUs
  • 25 m² 000 BTUs
  • 30 m² 000 BTUs
  • 40 m² 000 BTUs
  • 50 m² 000 BTUs
  • 60 m² 000 BTUs
  • 70 m² 000 BTUs

Vale destacar, que a metodologia de cálculo detalhada no tópico anterior e também a relação listada acima devem ser utilizadas apenas para fins residenciais.

Nos projetos comerciais e também de engenharia e arquitetura o recomendado é a utilização do cálculo de carga térmica, visando garantir a maior eficiência e economicidade em relação ao sistema de refrigeração.

Quais as vantagens encontradas ao se calcular a potência ideal do aparelho de ar-condicionado?

Ao se calcular a potência ideal de um aparelho de ar-condicionado, ou seja, o seu número de BTUs, você garante uma série de benefícios, confira abaixo alguns deles:

  • Ambientes com maior sensação de conforto;
  • Resfriamento mais rápido;
  • Menor incidência de manutenções;
  • Custo de aquisição do equipamento compatível com o ambiente de instalação;
  • Menor consumo de energia.

Pensando em instalar um aparelho de ar-condicionado? Então, você precisará contar com o apoio de profissionais capacitados e com larga experiência nos serviços de instalação e manutenção de aparelhos de ar-condicionado.

Conheça a Art Cool Ar e os nossos serviços de instalação e manutenção de equipamentos de ar-condicionado, entre em contato conosco, conheça e solicite uma cotação sem compromisso dos nossos serviços!

Para saber mais, clique aqui e entre em contato conosco, agora mesmo!